CNSE

Notícias

Visita de estudo ao Parque Arqueológico do Vale do Côa
2016-09-29

No passado dia 07 de outubro, as turmas dos 7.º anos dirigiram-se ao nordeste transmontano, mais concretamente, a Vila Nova de Foz Côa para viver uma aventura sem paralelo!

Imbuídos de muita energia, curiosidade e verdadeiro interesse científico, os alunos visitaram o recente e moderno Museu do Côa tendo oportunidade de ver, "ao vivo e a cores", testemunhos arqueológicos importantíssimos que atestam a presença dos nossos antepassados, do Paleolítico Superior, no nosso país. Recuando até o período entre 30.000 a.C a 10.000 a.C.. puderam perceber como se caçava, como se vivia e, até, onde dormiam os Homo Sapiens Sapiens.

Depois de um divertido almoço-convívio, na histórica aldeia de Castelo Melhor, os alunos participaram num emocionante peddy-paper que os ajudou a conhecer a história e a importância daquele local. Esta atividade criou uma dinâmica tal na aldeia, que os próprios locais sentiram bastante curiosidade em conhecer os nossos alunos, o que gerou uma partilha de informações bastante enriquecedora.

O ponto alto da visita, culminou na viagem em jeeps todo-o-terreno até ao vale do Côa, no núcleo da Penascosa, onde os arqueólogos explicaram aos alunos a importância do maior parque arqueológico, ao ar livre, de gravuras rupestres,a nível mundial.

No final do dia, regressamos a casa, envolvidos pela magnífica paisagem de amendoeiras e olivais que, perdendo-se no xisto, se despedia de nós!!

A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.