CNSE

Notícias

Visita de estudo à Fundação Eça de Queirós
2016-09-23

No passado dia 29 de setembro, as turmas do 11.º ano, acompanhadas por professoras, dirigiram-se até Tormes, aproveitando toda a paisagem duriense que assomou às janelas do autocarro. Tiveram oportunidade para conferir que Eça tinha razão, quando dizia que ali se esqueciam todos os males perante a inesperada beleza daquela terra bendita, composta pelo divino artista, numa das suas manhãs de mais solene e bucólica inspiração.

Durante o percurso, feito em sensivelmente uma hora e meia, os alunos perceberam os motivos para Jacinto, personagem principal do romance queirosiano "A cidade e as serras", ter decidido deixar o aconchego urbano e entrar na deliciosa e saudável ruralidade profunda que o espaço do livro testemunha.

Chegados à Quinta da Fundação Eça de Queirós, os alunos entraram pelas suas vinhas em socalcos e apreciaram uma agradável visita à casa de Tormes, o lar da Fundação Eça de Queirós, incursando na ambiência literária, inteletual e física do autor. Após esta "viagem", repousaram e almoçaram na eira. Ainda houve tempo para a leitura recreativa feita pelos alunos, em voz alta, de alguns excertos da obra "Os Maias" e sua contextualização. Ler em grupo torna-se enriquecedor!

De regresso ao Colégio, o 11.º ano afirmou ter apreciado muito a visita de estudo.


A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.