Notícias
Ontem, dia 3 de junho, um grupo de cerca de 30 crianças, alunos do 1.º ano do nosso Colégio visitaram a Casa da Rua - D. Lopo de Almeida, resposta social da Misericórdia do Porto, vocacionada para prestar apoio a pessoas em situação de sem-abrigo.
De presente na mão e com um milhão de perguntas e curiosidades na ponta da língua, os visitantes de palmo e meio ficaram a conhecer de perto a história, a missão e o atual modelo de funcionamento desta Comunidade de Inserção. Durante cerca de uma hora de conversa com a nossa equipa técnica, as crianças partilharam a sua própria visão das pessoas em situação de sem-abrigo, revelando o seu sentir quando se cruzam com esta realidade no seu dia-a-dia. Em conjunto desmistificaram-se ideias pré-concebidas, receios e opiniões "formatadas", sobre as pessoas que vivem esta condição de vulnerabilidade social.
Durante a visita o grupo foi convidado a ouvir a história "A semente má", um livro infantil que mostra até onde nos levam as consequências das nossas escolhas e de como podemos mudar para melhor. É uma história divertida e comovente, que relembra o poder transformador da força de vontade e da aceitação, afinal, às vezes para mudar basta ter uma oportunidade.
Mas então e os presentes? Os nossos visitantes fizeram questão de deixar presentes para os beneficiários da Casa da Rua, peças de roupa especialmente destinadas a quem utiliza os balneários do estabelecimento.
No final, as próprias crianças foram presenteadas com a oferta de um espetada de gomas, como forma de agradecimento pela visita, pela curiosidade e pela generosidade destes pequenos, grandes, visitantes solidários.
QUER VER TODAS AS FOTOS?
Aceda ao álbum de fotografias em exclusivo no Facebook da Misericórdia do Porto.