Notícias
Depois de dois anos de interrupção, devido à pandemia, os alunos finalistas do 12.º ano cumpriram uma das tradições do Colégio de Nossa Senhora da Esperança com a realização da Viagem de Finalistas. Desta vez os locais escolhidos foram as capitais da Áustria e da Républica Checa.
De 8 a 12 de abril, 31 alunos acompanhados por 3 professores do Colégio, foram à descoberta dos principais pontos de interesse das cidades de Viena e de Praga. Tiveram todo o apoio, ao nível do roteiro de viagem, com um programa repleto de locais surpreendentes e de uma riqueza cultural de "encher o coração".
Na cidade de Viena os alunos deixaram-se encantar com a visita guiada à grandiosa Ópera, a emblemática sala de espetáculos desta cidade. Construída no século XIX e bombardeada durante a segunda guerra mundial, foi reconstruída no pós-guerra e, atualmente, a Ópera Estatal de Viena é uma das companhias que mais produz espetáculos, cerca de 200 espetáculos por ano.
Outra das grandes atrações turísticas nesta cidade é o Palácio de Belvedere, no qual os finalistas tiveram oportunidade de admirar as coleções de pinturas da Galeria Austríaca, desde a Idade Média até os nossos dias, entre os quais a maior coleção de obras de Gustav Klimt do mundo, incluindo sua famosa obra "O Beijo".
Na cidade de Praga, entre o muito frio, vento e alguma neve os alunos partiram à descoberta da capital da República Checa. Encantadora e repleta de história e cultura. Com uma riqueza arquitetónica sumptuosa e carregada de costumes, tradições, e locais históricos antigos que nos remetem aos tempos medievais. Dos vários pontos de visita, os alunos ficaram fascinados com: o Castelo de Praga e antigo Palácio Real, a Catedral de S. Vito, a Biblioteca e Mosteiro de Strahov, a Praça da República, Torre do Relógio, Igreja de Santiago e claro, a Ponte Carlos (a primeira das 17 pontes que liga as duas margens do rio Vltava). Neste rio e, para terminar esta viagem de finalistas com um momento único e deslumbrante, todos os participantes embarcaram num Cruzeiro "sunset" que deixou rendidos alunos e professores à beleza desta cidade do centro da Europa.
Deixamos um agradecimento especial às duas guias locais que, simpaticamente e em português, nos acompanharam e explicaram a história de alguns dos lugares desta memorável cidade.
Foram cinco dias intensos e repletos de fortes emoções que, certamente, irão deixar uma marca indelével no coração dos nossos alunos finalistas do 12.º ano e no seu percurso escolar no Colégio de Nossa Senhora da Esperança.
Alunos e professores estão de parabéns pelo sucesso deste projeto e pelo verdadeiro espírito de grupo criado ao longo de todos os dias de viagem.