Notícias
Nos dias 18 e 23 de janeiro os alunos das duas turmas do 9.º ano e 12.º C do Colégio de Nossa Senhora da Esperança, acompanhados pelos professores de História, Educação Visual e Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) deslocaram-se ao MMIPO - Museu e Igreja da Misericórdia do Porto para visitarem a exposição "Last Folio" que tem estado patente desde julho de 2022 neste espaço museológico do Porto.
Esta exposição recorda as memórias dolorosas do Holocausto. Segundo a responsável pelo serviço educativo do Museu, os alunos ficaram a saber que a ideia desta exposição partiu de dois artistas nascidos na antiga Checoslováquia, o fotógrafo Yuri Dojc e a cineasta Katya Krausova, que, em 2005, iniciaram um projeto em busca de testemunhas sobreviventes de uma cultura judaica quase extinta, na Eslováquia. Durante a pesquisa encontraram, numa pequena cidade daquele país, próxima da fronteira com a Ucrânia, memórias dolorosas, guardadas no "vão de escada" da história do Holocausto. Dado que este conteúdo faz parte dos temas abordados em História e EMRC, os respetivos professores, a convite do serviço educativo do MMIPO, aderiram a este desafio e ao projeto "Memory Map Port", que consistiu na passagem, visita e recolha de fotografias por algumas das casas, em diferentes ruas do Porto, onde foram acolhidos refugiados judeus da Segunda Guerra Mundial. Todos os alunos ficaram extremamente impressionados com a exposição e com o conhecimento destes locais que serviram de refúgio a muitos judeus que tiveram que fugir da perseguição nazi.
Uma outra conclusão tirada pelos alunos que visitaram a exposição, tendo já sido partilhada nas aulas, foi a seguinte: que a sociedade portuguesa olhe para esta exposição enquanto material reflexiva para os muitos paralelos históricos de destruição cultural, encorajando as novas gerações a aguçar os seus valores de inclusão o e tolerância. Este trabalho confronta o visitante com um passado desaparecido, mas leva-nos a repensar os nossos tempos presente e futuro.