CNSE

Notícias

"Dia das Artes" no Colégio
2023-04-03

O último dia de atividades letivas do 2.º período no Colégio de Nossa Senhora da Esperança foi assinalado com um evento para toda a comunidade escolar intitulado: "Dia das Artes". Promovido e dinamizado pelos professores do Departamento de Artes e Expressões, alunos e professores tiveram a oportunidade, de forma descontraída e muito empenhada, participar nas seguintes atividades: linhas de som, escultura em barro, peddypaper, perspetiva forçada, badminton, entrevista: "Rampa de Lançamento", Concerto musical professores e alunos, momento musical - "Dó-Ré-Mi" e torneio de Futsal interturmas.


Do vasto programa de atividades e, apurados os "feedbacks" dos alunos, destaque para o peddypaper que levou todos os alunos, por turmas, do 5.º ao 12.º ano a percorrerem algumas ruas e escadarias da zona histórica da Ribeira do Porto e nas imediações do Colégio, respondendo a algumas questões de âmbito cultural e geográfico constantes do roteiro pedestre desta atividade.


Outra das atividades que atraiu e a atenção e sensibilidade dos alunos e professores foi a entrevista a uma pessoa portadora de deficiência, que sentada numa cadeira de rodas, deu um impressionante testemunho de vida, falando do seu percurso pessoal e profissional numa sociedade como é a nossa, ainda pouco inclusiva e preconceituosa. Catarina Oliveira foi a convidada para a entrevista - "Rampa de Lançamento". Ficou paraplégica aos 27 anos e encara a transformação radical na sua vida como algo natural, sem lamentos ou tempo sequer para calcular as probabilidades de ter sofrido de uma mielite transversa. Hoje assume-se como uma pessoa com deficiência que luta por um mundo mais justo, mais acessível. Por isso, transformou-se em ativista e consultora pela acessibilidade e representação ? profissão que conjuga com a de nutricionista.


O torneio interturmas de futsal levou ao rubro jogadores, claques apoiantes e público em geral que fizeram destes desafios mais uma oportunidade da competição coabitar com o fairplay e o convívio entre todos.


O jogo de futsal Professores/Vigilantes vs Alunos finalizou de forma muito entusiasta e desportivista um dia, no qual o lado artístico e a sensibilidade estética de todos foram uma marca distinta. 


O encerramento do "Dia das Artes" foi protagonizado com um concerto musical de professores e alunos do 9.º ano de escolaridade, sob a batuta de uma das professoras de Música que transformou um dos claustros do Colégio numa singular "caixa de música".