Notícias
No dia 2 de fevereiro assinalou-se o "Dia de La Chandeleur". Trata-se de uma tradição de origem francesa que na época dos romanos era uma festa em honra do deus Pã - deus dos bosques, dos campos, dos rebanhos e dos pastores. Durante toda a noite, os crentes percorriam as ruas de Roma transportando velas (chandelles, em francês). La Chandeleur tornou-se depois uma festa religiosa católica associada à Apresentação de Jesus no Templo - Candlemas, celebrado em Portugal como Dia de Nossa Senhora das Candeias.
Esta comemoração ocorre exatamente 40 dias após o Natal e é uma mistura de ambas as tradições, que evoluíram para um dia onde são celebrados os crepes - a forma redonda representa o sol e o ciclo da vida, enquanto o ato de comer e partilhar com outras pessoas.
Os alunos de 3.º ciclo da disciplina de Francês elaboraram uma pequena exposição de provérbios e cartazes com a história desta tradição. Alguns alunos passaram; ainda, pelas salas de aula e distribuíram uma proposta de receita para a confeção caseira de 12 crepes. No próximo dia 17 de fevereiro, último dia de aulas antes da interrupção das atividades letivas do Carnaval, será realizada uma atividade de confeção de crepes de vários sabores juntamente com os alunos finalistas do 9.º ano.
Vive La Chandeleur!