CNSE

Notícias

Educar é preparar o futuro
2024-01-24
A propósito do Dia Internacional da Educação, assinalado no dia 24 de janeiro, lançámos uma campanha especial nas plataformas de comunicação institucionais, destacando a importância da Educação para a Paz, os Direitos Humanos e o Desenvolvimento Sustentável. No nosso Colégio de Nossa Senhora da Esperança, diariamente, educamos cidadãos e preparamos o futuro.
SITE Misericórdia do Porto
FACEBOOK Misericórdia do Porto
INSTAGRAM Misericórdia do Porto
LINKEDIN Misericórdia do Porto
X Misericórdia do Porto

Juntos, colocamos o coração em tudo o que fazemos.


SOBRE O DIA INTERNACIONAL DA EDUCAÇÃO

O Dia Internacional da Educação foi criado através da Resolução 73/25 da Assembleia Geral da ONU, a 3 de dezembro de 2018. O seu objetivo é sensibilizar a sociedade civil para que se cumpra o direito à educação, consagrado no artigo 26º. da «Declaração Universal dos Direitos Humanos» (1948) e na «Convenção sobre os Direitos da Criança» (1989). Por outro lado, procura-se sublinhar o papel da educação enquanto meio para quebrar ciclos de pobreza e para o desenvolvimento social.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, quando adotada em setembro de 2015, reconheceu que a educação é um pilar essencial para os seus objetivos, em particular, o Objetivo para o Desenvolvimento Sustentável n.º4 que assume o compromisso de garantir oportunidades educativas inclusivas e de qualidade, bem como de aprendizagem ao longo da vida.

Em 2024, o tema é «Aprender para uma paz duradoura». No momento em que o mundo assiste a uma onda de conflitos violentos, paralelamente a um aumento da discriminação, do racismo, da xenofobia e do discurso de ódio. O impacto desta violência transcende qualquer fronteira baseada na geografia, género, raça, religião, política, em linha e "offline". Um compromisso ativo com a paz é hoje mais urgente do que nunca: a educação é fundamental para este esforço, como sublinha a Recomendação da UNESCO sobre Educação para a Paz, os Direitos Humanos e o Desenvolvimento Sustentável. Aprender para a paz deve ser transformador e ajudar a capacitar os alunos com os conhecimentos, valores, atitudes, competências e comportamentos necessários para se tornarem agentes da paz nas suas comunidades.


Continuamos a Inov@ar, humanizando!



Juntos, somos CNSE.