CNSE

Notícias

Eucaristia evocativa ao Cónego Monsenhor Virgílio Vieira Resende
2019-01-28

No passado dia 17 de janeiro o Colégio celebrou uma Eucaristia evocativa ao Cónego Monsenhor Virgílio Vieira Resende, por ocasião do 30.º dia do seu falecimento.

Nascido a 23 de agosto de 1937, contava 81 anos de idade. Natural de Vagos, foi ordenado Padre em 24 de setembro de 1961, na diocese de Aveiro. 

Acompanhou como secretário pessoal D. Júlio Tavares Rebimbas, na sua missão como Bispo do Algarve, depois Auxiliar de Lisboa com o título de arcebispo de Mitilene, e posteriormente primeiro Bispo de Viana do Castelo e finalmente Arcebispo Bispo do Porto. Por este motivo foi incardinado na diocese do Porto, sendo cónego da catedral e tendo recebido a dignidade de Monsenhor. Acompanhou D. Júlio, após a sua resignação como Bispo do Porto até à sua morte, em 2010. Foi Ecónomo da Diocese e Capelão -Mor da Santa Casa da Misericórdia do Porto. Desempenhava as missões de Capelão do Hospital de São Lázaro, do Lar Pereira de Lima e Colégio Nossa Senhora da Esperança e era colaborador da igreja da Trindade, no Porto.

Ficou sepultado no jazigo da Irmandade dos Clérigos, no Cemitério do Prado Repouso, no Porto.

Nesta celebração, presidida pelo Capelão Adélio Abreu, participaram os alunos da Catequese, do 3.º ao 6.º ano, que mais privaram com o Padre Virgílio e que, para além da sua presença, quiseram deixar uma palavra escrita no "Mural da Memória que foi colocado à entrada da Igreja.

Estiveram, ainda, presentes nesta Celebração Eucarística os catequistas, o Diretor do Colégio, o Mesário, a Responsável pelo Gabinete Religioso e Culto, o administrador do Centro Hospitalar Conde Ferreira e alguns professores do CNSE, pais, Encarregados de Educação e Auxiliares de Ação Educativa e o Sacristão da Igreja do Colégio.



A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.