Notícias
Decorreu no dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, o Hastear da Bandeira Verde no Colégio de Nossa Senhora da Esperança. Este galardão, atribuído ao Colégio pela Associação Bandeira Azul da Europa, pelo décimo ano consecutivo, distingue as escolas que, comprovadamente, se destacaram pelas boas práticas ambientais e promoveram a sustentabilidade nas suas diversas ações, ao longo do passado ano letivo 2021/2022.
Nesta cerimónia, para além do hastear da Bandeira Verde, tivemos um momento de dança apresentado por alunos do 10.º ano e a atuação dos alunos do 2.º A e B, que encerraram a cerimónia com as suas "eco-vozes", cantando uma letra adaptada da música "We are the World" sob orientação da professora de Música do 1.º Ciclo.
Para além dos discursos do Diretor Pedagógico e do Mesário da Educação, houve tempo para revisitar muitas das atividades realizadas no passado ano letivo, no âmbito do projeto Eco-Escolas, com destaque para a distinção do "Coração Verde" que foi renovado e que resulta do projeto Geração + em parceria com a LIPOR; o alcançar do "Diploma de Qualidade" atribuído pela DGEstE e o mais recente projeto "Muros com Vida", também uma parceria com a Câmara Municipal do Porto através da artista urbana Catarina Glam.
Nesta cerimónia estiveram presentes alunos de todos os ciclos de escolaridade e do pré-escolar, bem como professores e auxiliares de Acão educativa, os alunos do Clube Eco-Escolas e as coordenadoras do Projeto Eco-Escolas, responsáveis pela dinamização das diferentes atividades e eventos realizados ao longo do ano letivo.
Hastear a bandeira Eco-Escolas é um convite para que todos os membros da nossa comunidade se envolvam, ativamente, nesta causa. A educação ambiental não se limita apenas às salas de aula, mas deve permear todas as nossas ações diárias. É importante que cada um de nós se sinta responsável por preservar o meio ambiente e adotar práticas sustentáveis no nosso quotidiano.