CNSE

Notícias

O Teatro vem ao Colégio!
2017-10-08
Alunos do 9.º Ano assistem à peça - "Auto da Barca do Inferno"

"Hou, à barca, à barca?que temos gentil maré!"

E os alunos do 9.º ano entraram. E o tempo fugiu ao seu sentido etimológico, já que, sempre que Gil Vicente põe em marcha o tempo no "Auto da Barca do Inferno", este deixa de pertencer ao séc. XVI, mas atravessa todas as épocas.

Foi no passado dia 2 de outubro que a Companhia de Teatro Aráma se deslocou ao Colégio para representar a peça e foi com muito entusiasmo que os alunos reportaram a experiência. Apesar de ainda só terem lido e explorado uma parte inicial da obra, compreenderam na perfeição toda a encenação, já que os atores procuraram realçar a diferença entre os papeis ativo e passivo do Diabo e do Anjo, ainda que representados por um único ator, conferindo ao primeiro a função de mestre-de-cerimónias, pronto a receber na sua Barca uma variedade de convidados, e ao segundo a quietude e estado imperturbável.

De referir, ainda, que as turmas salientaram, no espetáculo teatral, o forte dinamismo e a expressão corporal como fatores determinantes para o terem apreciado. Este era um dos principais objetivos a atingir com a vinda do Teatro ao Colégio: propiciar aos alunos o desenvolvimento do pensamento artístico (a sensibilidade, a perceção, a reflexão e a imaginação), que caracteriza um modo particular de dar sentido às experiências.


A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.