CNSE

Notícias

Projeto pedagógico "A Aldeia Dó-Mi-Sol" apresentado no Colégio
2022-10-27

Integrado no Festival Internacional de Órgão e Música Sacra (FIOMS), no dia 27 de outubro, foi apresentado na Igreja do Colégio de Nossa Senhora da Esperança o projeto pedagógico - "A Aldeia Dó-Mi-Sol". Assistiram a este evento os alunos do Pré-Escolar dos 3 aos 5 anos, acompanhados pelas respetivas educadoras e auxiliares de ação educativa.


A história "A Aldeia de Dó-Mi-Sol" é dedicada a crianças entre os três e os treze anos. Para as crianças que estão numa fase inicial do seu percurso musical, pretende dar a conhecer algumas técnicas de improvisação, estimulando a curiosidade para a exploração dos objetos sonoros. Para as crianças que ainda não iniciaram o seu percurso musical tenciona, de uma forma lúdica, demonstrar o instrumento, despertando o gosto para uma possível aprendizagem do mesmo.


O autor da história é Renato Gonçalves, um adolescente de 14 anos, grande amigo, "irmão" da organista Inês Machado. Os habitantes da Aldeia de Dó-Mi-Sol - a Dona Chica, o Barnabé, o Sr. João e muitos outros, surgem na narração da história, nas imagens e nas improvisações de Inês Machado que, no órgão de tubos da Igreja executou as várias peças musicais da respetiva história. A cada personagem correspondeu uma conhecida canção infantil, uma sonoridade nova e uma faceta diferente do instrumento.

O FIOMS, cuja direção artística é de Filipe Veríssimo, surge, em linha com os grandes festivais internacionais de órgão realizados no Porto desde 2015, com o objetivo de preservar, promover e valorizar o vasto e rico património organístico da Diocese e Área Metropolitana do Porto, e estimular o interesse das populações pela Música Sacra vocal e de órgão, incentivando o despertar de novos talentos através da criação e implementação de uma proposta de oferta cultural para a região que seja regular, bem articulada e sustentável.


O Festival termina a 6 de novembro de 2022.