CNSE

Notícias

Sinagoga do Porto
2017-01-30
Alunos do 9.º ano visitaram a Sinagoga

Para assinalar o Dia Internacional da Lembrança do Holocausto, os alunos do 9.º Ano participaram numa visita de estudo à Sinagoga do Porto, no passado dia 27 de janeiro. Trata-se de um dia internacional da lembrança das vítimas do Holocausto, o genocídio cometido pelos nazistas e seus adeptos que ceifou a vida de milhões de judeus durante a II Guerra Mundial.

A Sinagoga Kadoorie Mekor Haim é a maior da Península Ibérica e possui um Museu, no qual os visitantes poderão conhecer a cultura, a história e a religião judaicas, bem como a história da Comunidade Judaica Portuense - também conhecida por Comunidade Israelita do Porto - desde a idade média até à atualidade.

A Comunidade Israelita do Porto foi fundada em 1923 por iniciativa e empenho do então capitão Barros Basto e por um grupo de comerciantes judeus provenientes do leste e centro da Europa, numa cidade onde há séculos não existia uma comunidade judaica. Oficialmente, os judeus e o judaísmo haviam sido banidos do Porto em 1496, com o Édito de Expulsão.

Os alunos tiveram oportunidade de conhecer o interior da Sinagoga através de uma visita guiada, bem como todo o espólio do Museu.

O interior tem a austeridade natural de um local de culto. Existe a arca sagrada, onde está a Torah, que é retirada para os serviços religiosos. Está sempre virada para Jerusalém, como manda a tradição. Os homens são os únicos que podem ficar na parte principal, no rés-do-chão. As mulheres ficam em cima, num primeiro andar em redor do espaço central. Nesta Sinagoga a comunidade judia ortodoxa mantém os rituais, rejeitando que haja qualquer subalternidade da mulher. Nas orações judias, há outras diferenciações, com lugares especiais para certos membros da comunidade. Todos os serviços são em hebraico e fechados ao público. As visitas não são permitidas ao sábado, dia sagrado dos judeus e em que a sinagoga se fecha para a religiosidade.


A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.