Notícias
Depois de dois anos de interrupção por causa da Pandemia, a festividade "St. Patrick´s day" voltou a ser celebrada no Colégio no passado dia 17 de março. Uma verdadeira "onda verde" inundou o Colégio de Nossa Senhora da Esperança, desta vez com um forte simbolismo de apoio ao povo Ucraniano que vive momentos dramáticos e de profunda crise humanitária. Desde a Creche/Pré-escolar até ao Secundário, muitos foram os alunos que aderiram e participaram nas atividades dinamizadas pelo grupo de Inglês do Departamento Curricular de Línguas.
Destaque para o mural "Blessings for Ukraine'', onde cada sala do setor da Creche e Pré-Escolar, turmas do Primeiro Ciclo, alunos do Segundo Ciclo ao secundário, professores e colaboradores, deixaram a sua mensagem.
Da parte da tarde, teve lugar o tradicional desfile "St. Patrick's Parade", destinado aos alunos do Primeiro Ciclo. Este foi muito animado e teve uma adesão massiva, tendo o júri muita dificuldade em eleger os(as) alunos(as) que se vestiram da forma mais original.
O verde da "Esperança" trouxe ao nosso Colégio uma nova alegria e um sentido de festa que nestes últimos anos quase desapareceu.
Apesar desta tradição ter origens irlandesas, expandiu-se por vários países do mundo e acontece no dia em que se recorda a morte de São Patrício, o padroeiro da Irlanda. Como curiosidade, podemos destacar o seguinte: além da cor verde, existem alguns símbolos que se repetem ao longo da festa de "St. Patrick's Day" como é o caso do trevo de três folhas. A planta já era considerada pelos povos nativos irlandeses (celtas) como um símbolo de boa sorte. Por isso, conta a lenda que, para conseguir explicar a Santíssima Trindade aos pagãos, São Patrício usou o trevo como uma metáfora. Deus seria como o trevo de três folhas: uma unidade que se divide em Pai, Filho e Espírito Santo.
Parabéns a toda a equipa do grupo de Inglês que conseguiu proporcionar a toda a comunidade escolar um dia de festa, garantindo as medidas de segurança e a recuperação de uma das tradições festivas deste estabelecimento de ensino.