CNSE

Notícias

Última Homenagem ao Bispo do Porto
2017-09-14
Colégio participou nas cerimónias fúnebres de D. António Francisco dos Santos

Cerca de cinco mil pessoas estiveram presentes, no passado dia 13 de setembro, nas cerimónias fúnebres de D. António Francisco dos Santos, Bispo do Porto. O Colégio fez-se representar por um professor, um auxiliar de ação educativa e quatro alunos do nono ano de escolaridade. D. António Francisco dos Santos morreu no passado dia 11 de setembro, aos 69 anos, vítima de enfarte agudo do miocárdio, na Casa Episcopal do Porto, onde residia.

A missa fúnebre foi presidida por D. Manuel Clemente, atualmente patriarca de Lisboa, a quem D. António sucedeu na sé do Porto. Na homília, D. Manuel destacou, particularmente, os muitos depoimentos elogiosos que têm sido feitos a propósito da sua morte. "Todos aliam sentimentos de admiração e já saudade pela sua grande figura pessoal, eclesial e social que entre nós viveu e conviveu, pois grande era a sua capacidade de estar com os outros", disse. "Se em boa parte somos o que os outros nos fazem ser, grande vantagem foi termos podido desfrutar da sua palavra, presença e generosidade."

Estiveram presentes o Presidente da Câmara do Porto e o Presidente da República, bem como outras altas individualidades do país e da cidade do Porto, nomeadamente, da Santa Casa da Misericórdia do Porto. 

O Santo Padre classificou D. António Francisco dos Santos como um "incansável servidor do Evangelho e da Igreja". 

O bispo do Porto foi sepultado numa cripta na capela de São Vicente, nos claustros da Sé.



A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.